As férias escolares e coletivas estão chegando, e nessa época, a maioria das famílias decide pegar a estrada para curtir o litoral de todo o país. E nessa época, é comum vermos acidentes e outros problemas nas estradas.
Mas, além de adquirir a sua Eucard Tag de pedágio e evitar filas nas suas férias, outros pontos devem ser observados para garantir uma viagem segura e sem percalços.
Segundo levantamento do Departamento de Trânsito do Brasil – o Detran, 90% dos acidentes são causados por imperícia e imprudência dos condutores, ou seja, podem ser evitados.
Para mudar essa estatística, cada um deve fazer sua parte, e aqui vão algumas dicas:
1 – Respeite os limites de velocidade
O seu tempo de reação está diretamente ligado à velocidade em que você trafega. Quanto mais rápido o carro, menos tempo você terá para reagir em caso de algum acidente. Além disso, em caso de colisão, as consequências serão menores.
A dica é sempre manter uma distância de pelo menos 3 segundos do veículo à sua frente. Para calcular isso, observe o momento em que o veículo passa por algum objeto fixo na lateral da pista e conte em quanto tempo você alcançou o mesmo objeto. Se esse tempo for menor que 3 segundos, desacelere.
2 – Descanse.
Sono e direção são coisas que não combinam. Dirigir cansado ou sob efeitos de medicamentos que causam sonolência, pode ser tão perigoso quanto dirigir embriagado. O indicado é fazer paradas a cada duas ou três horas ao volante, para descansar os olhos, tomar uma xícara de café ou de água fresca.
Mas, se você estiver cochilando ao volante, o melhor é parar para dormir em algum hotel na estrada, ou pedir para algum outro motorista conduzir para você.
3 – Sobriedade é obrigatório
Não tem essa de só uma latinha. A bebida alcoólica compromete a sua capacidade de reação, o que é essencial para se esquivar de uma situação inesperada. E não adianta beber café, comer, fazer exercícios ou tomar banho frio, os efeitos do álcool podem durar de 6 a 72 horas.
O valor da multa por dirigir embriagado no Brasil, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, é de R$ 2.934,70. Então, se for beber, melhor pegar carona com um motorista totalmente sóbrio ou usar o transporte público e de aplicativos.
4 – Esteja atento
Uma das principais causas de acidentes é a distração ao volante. A falta de concentração gerada por atividades como mexer no celular, comer ou virar a cabeça para olhar algo externo causa 10 vezes mais acidentes que o álcool.
Não se engane, o ser humano não consegue se concentrar 100% em mais de uma atividade ao mesmo tempo. Quando estiver dirigindo, afaste todas as distrações, não procure objetos na bolsa ou no veículo e mantenha o foco na via.
5 – Lugar de criança é no banco de trás
A regra é clara, todas as crianças até os 10 anos de idade devem ir no banco de trás do carro, sempre com cinto de segurança afivelado.
Bebês até os 12 meses no bebê conforto virado de costas para o banco; de 1 a 4 anos, na cadeirinha virada para a frente do veículo; de 4 a 7 anos no assento elevado com o cinto e a partir dos 7 anos no banco traseiro com cinto de três pontos.
Um trânsito mais pacífico em temporada de férias, e no dia a dia, não depende somente de grandes ações, mas de pequenas atitudes cotidianas.
Alguns hábitos poderão manter você e as pessoas ao seu redor mais seguras, como:
Peça a sua Eucard Tag agora mesmo pelo site e aproveite as suas férias!